Maldito Ego

4 06 2009

ego2

Um dos problemas das pessoas quererem ser mais que as outras é a falta de entender o significado de ser a extensão de Cristo. Você como representante Dele você deveria parecer com ele. Cada vez que deixamos de parecer, pensar, agir como Ele nos damos lugar a nossa própria vontade e não a Dele.

Esse é o problema desde o principio. O jogo começou quando ele tomou aquela decisão de fazer sua propria vontade em vez de obedecer o que Deus pediu. Referimo-nos ao problema do “eu” ou do “ego”.

A palavra ego vem do latim, e o dicionário a define da seguinte forma: “A parte do ser humano que pensa, que sente, e que atua; que é consciente de si mesma: consciente de que é diferente dos outros seres ao seu redor”. A parte interior, a parte central do ser humano. É a parte que distingue um ser humano de outro.

A palavrinha derivada do ego chamada “egoísta” tem como definição em um dicionário “O nome dado aos que seguiam a Des Cartes, que tinham a opinião de que não podiam confiar em nenhuma coisa fora da sua própria existência e das operações e idéias da sua própria mente”. Num sentido informal, podemos dizer que o ego é uma preocupação desmedida por si mesmo; é vaidade ou presunção. E como são chatos os que são vaidosos e presunçosos.

O ego torna o homem ficar com uma tendência chata como um chato de considerar-se como o centro do universo. Ele se considera o mais importante e crê que tudo gira ao seu redor e de seus interesses. É um amor desmedido por si mesmo. Há outro termo derivado da palavra ego que é egolatria. Esta palavra significa “culto a si mesmo”. Todos sabemos que a tendência do ser humano é elevar-se a si mesmo a um nível que alcance ser como o Deus da nossa vida.

Deus estabeleceu bem no princípio do seu trato com o seu povo o fato de que somente o Deus criador e verdadeiro deve ter lugar no coração de seus filhos.

O lance mais engraçado é quando Moisés no meio do deserto pegou aquela “parada” dos Dez mandamentos e o primeiro dizia: Não terás outros deuses diante de mim. Como criador e único Deus ele estava pedindo adoração e lealdade. O que aconteceu? Antes de Moisés descer já tinha uma vaca/boi de ouro. O conflito se deu porque o ego do homem não quis humilhar-se sob o mando de outro, e compete pela posição da mais alta autoridade na vida da pessoa.

Quando o “little” devil chegou a Eva no Éden, o atrativo da sua oferta era a promessa de satisfazer o desejo do ego por tomar do fruto proibido. Adão e Eva haviam estado satisfeitos em sujeitar-se ao mandamento de Deus e não pensavam em desviar-se dele. Mas quando “little” devil semeou a dúvida em Eva e despertou-lhe o ego, o seu pensamento mudou. Ela começou a duvidar da autoridade única do Deus verdadeiro na sua vida. Talvez tenha se feito perguntas semelhantes as que vemos na ilustração:

Nesse momento, o ego começou a tomar força sobre o Deus verdadeiro e ela tomou a decisão de colocar a si mesma no trono do seu coração e deixar de lado a autoridade de Deus na sua vida. Por um momento o conflito se deu entre o ego e Deus, competindo pelo trono da sua vida, mas no fim, por decisão dela, ganhou o ego. Eva colocou a Deus e seu mandamento de lado e seguiu o que agradaria a ela. O resultado dessa desobediência descarada é a natureza pecaminosa com a que todo ser humano nasce e com a que não pode agradar a Deus. Este conflito prossegue desde aquele dia até agora, e há milhões de pessoas que ficaram arruinadas por ter permitido que o deus do ego as dominasse.

O maldito ego se manifesta de muitas maneiras na nossa vida, mas observaremos somente algumas delas.

O traidor ego tende a querer dominar a conversa quando estamos falando com outra pessoa. A conversa gira em torno de si mesmo; o que eu tenho feito, o que posso fazer, ou o que penso, quer dizer, meu mundo. Quando a outra pessoa tenta introduzir as suas idéias, eu a interrompo e continuo falando das minhas conquistas e das minhas idéias. O ego pensa em si mesmo. Não tem tempo para os outros. O ego também se manifesta quando eu me iro e fico impaciente com outras pessoas por qualquer coisa. Facilmente me irrito e sinto que estão abusando dos meus direitos. Isso não agrada ao ego, mas me incomoda e me irrita.

Esse porcaria do ego se mostra quando não aceito o conselho ou a correção que outra pessoa quer dar para mim, e quando não gosto que outros se intrometam na minha vida. O ego é auto-suficiente e não deseja que outros interfiram com a sua agenda.

A droga ego também se manifesta no fato de que não posso perdoar a outro por algum mal que me tenha feito. Em vez de perdoar, o ego guarda rancor por muitos anos, as vezes por toda a vida, e pensa que está fazendo um mal ao outro em retribuição pelo mal que o outro fez. O ego não sabe que o dano maior está sendo feito a si mesmo.

Jesus nos ensina claramente o principal requisito para segui-lo: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me. Porque inventamos mais coisas que não essas? Não nos fala necessariamente de privar-nos de coisas que gostaríamos de ter, ainda que poderia incluir isso, mas de um modo de viver que ele requer de seus seguidores. É um princípio que devemos aplicar em a nossa vida a todo momento. Você como extensão do corpo de Cristo deve renunciar as demandas do seu antigo EGO porque este tem sido crucificado junto com Cristo. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim… Pega seu a porcaria do seu EGO e enfia dentro de uma privada e aprenda de uma vez por toda a ser Servo…

Fonte: Solomon

Anúncios

Ações

Information

One response

1 07 2010
apoliene

Adorei ler essa matéria….muito verdadeira…existe muita gente assim…o ego dessas pessoas q causam a inveja,a ira e a traição…..Mas Deus é mais….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: