Manipulação e Dependência

25 02 2010

Boa tarde eu estava lendo minha Bíblia hoje, e vi que uma palavra servia muito pra mim.
Peguei o devocional e vou colocá-lo aqui hoje com referencia de páginas e etc. Depois vou falar minha opinião sobre os dois assuntos.

Manipulação e Dependência

Bíblia da Mulher de @2003 páginas 46 e 47.

Manipulação

Controle versos confiança

A manipulação tem sua raiz no orgulho e no egoísmo. Implica olhar outros como objeto, não como indivíduos. É uma invasão da dignidade individual, porque busca limitar a liberdade por meio do controle. As ferramentas da manipulação são: posição, decepção, e distorção.

O resultado mesmo se percebido como sucesso, é sempre a distorção das melhores coisas que Deus faz, como acredita a pessoa manipuladora, que pensa saber mais do que Deus.

A Bíblia está repleta de exemplos vívidos de manipulação de  pessoas e de acontecimentos.

Sara manipulou o marido, Abraão, e sua serva Agar. Agar, com a finalidade de obter, no momento oportuno, aquilo que Deus havia prometido (Gn 16.1-16). Rebeca manipulou o marido Isaque, bem como o filho Jacó, a fim de atingir seu objetivo pessoal com seu filho predileto (Gn 27.1-29). Nesses eventos – e em inúmeros outros -, a manipulação trouxe mais tristeza do que alegria (Gn 16.5; 27.42-43).

Toda vez que uma pessoa focaliza a si mesma no lugar de Deus, a possibilidade de manipulação aparece. Fundamentalmente, tal atitude demonstra falta de confiança em Deus e sugere a crença errada de que, já que Deus não está fazendo a coisa certa, nós devemos assumir e tentar controlar o ambiente, as circunstâncias e pessoas por meio de qualquer recurso disponível. A manipulação, em última analise, tem sua raiz na falta de confiança em Deus e numa auto-imagem negativa, que se manifesta em uma necessidade de controlar.

Dependência

Busca para suprir necessidades

O termo co-dependência, com suas diversas definições, foi forjado no contexto do tratamento do alcoolismo. No entanto, evoluiu para o significado de uma compulsão para controlar os outros por meio da busca de uma solução de seus problemas. Geralmente, a co-dependência surge de necessidades colocadas em nós pelo próprio Deus, não satisfeitas ou bloqueadas, tais como amor, aceitação e segurança nos relacionamentos primários com pais, esposo e filhos.

Mais frequentemente, ocorre nos relacionamentos com pessoas disfuncionais, resultando na negação da gravidade dos problemas de relacionamento, em um elevado senso de responsabilidade e em um comportamento controlador ou de desejo de ser controlado pelos outros. Quase sempre provoca um agudo sentimento de culpa e vergonha, dor, raiva e solidão, em uma busca complexa e desesperada de evitar o abandono. Em última análise, essa necessidade de aceitação só pode ser satisfeita por Deus. Seu amor incondicional prepara o co-dependente para caminhar no sentido da cura completa.

A cura da co-dependência requer confissão a Deus de que alguém ou alguma coisa foi colocada no lugar que pertence ao Senhor. É preciso, então, recebe perdão e a Graça de Deus (1Jo 1.9-10), estabelecer laços efetivos e apropriados e adquirir novas maneiras de comunicação e de relacionamento.

——————————————————————>

Bom agora que eu já mostrei o que eu li, vou falar um pouco sobre, porque percebi que eu estava sendo uma pessoa co-dependente. E percebi que estava voltando a uma antiga natureza manipuladora, coisa que Deus já tinha curado e eu fui fuçar nas coisas velhas e vestir.
Eu era uma pessoa tão manipuladora que sentia orgulho de ser assim. O que gerou em mim uma co-dependência de pessoas na minha vida, família, amigos, namorado e Deus.  Eu era manipuladora, pois tinha medo de ficar sozinha e ser abandonada mais uma vez. Transferi a minha dependência pro meu ego! Que coisa mais feia né? Mas fiz isso, e me arrependi. Vamos ao porque isso aconteceu um tempo (Anos) atrás, eu me frustrei em um relacionamento, que eu fui procurar por carência, não soube esperar em Deus… Bom, o relacionamento acabou e ficou um buraco do tamanho da terra, eu depositei toda minha esperança de salvação nele, e ele fez a pior coisa que eu poderia quere, confiou na minha responsabilidade a tal ponto de achar que eu não precisava mais dele em nada. Isso fez com que eu ficasse com medo, me senti desprotegida, frustrada, mal amada e sozinha… Eu comecei a colocar minha vida nas pessoas ao meu redor, viver pra elas, eu precisava suprir esse vazio de alguma forma, sabendo que elas poderiam me frustrar: Jeremias 17:5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Me mantive preocupada com meu ego, por carência. Transferi meu medo de solidão pra “cuidar” manipular pessoas pra que eu não ficasse sozinha, eu pensava: já que elas acham que eu posso fazer tudo, vou manipular pra que elas façam o que eu quero. Ao mesmo tempo que eu queria pessoas ao meu redor, eu tinha medo delas. Me esqueci que quem me guia é Deus, que eu não sou dona da verdade, deixei meu orgulho me guiar. Quando isso parou? Quando um amigo me disse que havia sonhado comigo e neste sonho um anjo pedia pra ele me dizer que: ORGULHO NÃO É UM DOM DE DEUS. Você começa a agir com suas próprias pernas, não confia em Deus, acha que só você pode fazer as coisas do jeito certo, se quer bem feito faça você mesmo. Deixei de dar credito às pessoas. Meu medo de solidão era tanto, que eu já não sabia dizer não pra nada. Deus tem o melhor da terra pra quem o honra e vive em Seus caminhos. Posso enfrentar qualquer coisa com a força que Cristo me dá, até mesmo a solidão. Uma pessoa que fica fraca se deixa levar por qualquer ombro por qualquer palavra. Quando ela tem medo de acreditar que alguém poderia amá-la sem medo. Acaba tendo medo de confiar nas pessoas, em si e em Deus, e quer agir por suas próprias forças, tenta controlar as pessoas ao seu redor com medo de ser deixada, abandonada e frustrada. Esquece que o único que nunca vai te abandonar ou frustrar é Deus. Ele é o único que pode confortar seu coração e realizar seus desejos sem frustrações.

SALMO 37;4 Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.

5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.

7 Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.

9 Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra.

10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.

Se alguém frustrou seus planos, enganou seu coração, decepcionou você… Ore por essa pessoa, peça a Deus que mostre a essa pessoa seu erro, que mude o coração dessa pessoa para que ela saiba agir de acordo com a palavra de Deus, peça pra Deus guiar suas palavras e seu coração. Não tente agir por sua força, pois afinal nossa luta não é contra carne ou sangue (EFÉSIOS 6;12).

EFÉSIOS 6;10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Você é tão importante pra Deus, (Jo 3;16)  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Ame ao próximo como a ti mesmo, nem mais nem menos.

“Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.” (Levítico 19;18). É Deus quem pode julgar, não somos nós.

MARCOS 12

30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Obrigada Senhor por eu ter alguém que foi gerado no Seu coração pra mim! Uma pessoa que me atura e entende minhas falhas, me ajuda a mudar, e além de tudo, me ama de verdade. I JOÃO 4.18 No amor não existe medo, antes, o perfeito amor lança fora todo medo; Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é perfeito em amor =). Hoje eu sei o significado da palavra amor!

By: Pre ( uia eu q escrevi esse kkk)

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: