Um pouco de maçonaria ! (parte 1)

3 03 2010

ORIGEM E HISTÓRIA
Etimologicamente, este termo provém do baixo latim machio, “macio”, que também se diz provir do
alemão metz; “cortador de pedra”; a do francônio manjo, cognato de sânscrito
matya “clube”; a do inglês mason e do francês maçon “pedreiro”.

A exata origem da maçonaria é desconhecida, diz o Dicionário da Maçonaria, de Joaquim Gervásio de Figueiredo:
“As origens reais da maçonaria se perdem nas brumas da Antigüidade”. Afirmam que começou com o Templo de Jerusalém, construído por Salomão. A maçonaria, como a conhecemos hoje, segundo o já citado dicionário, no verbete Franco-maçonaria, “foi fundada em 24 de junho de 1717, em Londres”.

A origem da maçonaria está ligada às lendas de Ísis a Osíris no Egito; ao culto a Mitra,vindo até a Ordem dos Templários e a Fraternidade Rosa Cruz. Segundo Jesus Hortal, em sua obra “Maçonaria e Igreja: Conciliáveis ou Inconciliáveis?”, a maçonaria é um desdobramento das antigas corporações de pedreiros surgidas na Idade Média.
Estas corporações, com o passar do tempo, chegaram a monopolizar a arte gótica,
pois construíram uma multinacional da arquitetura. Seus artistas e pedreiros,que trabalhavam a “pedra franca” ou arenito, cujas marcas podem ser vistas nas grandes catedrais da Espanha, França, Inglaterra e Alemanha.

Em 1717, data reconhecida pela própria maçonaria como a de sua fundação, foi  quando lojas maçônicas de Londres se unificaram e deram origem à Grande Loja da Inglaterra, conhecida como Maçonaria Especulativa ou Franco-Maçonaria. James Anderson, presbiteriano , e John Desagulliers, huguenote, lideraram esse movimento. A Grande Loja de Londres é o berço da maçonaria.

Em 1723, James Anderson publicou as Constituições da maçonaria, sendo até hoje documentos universalmente aceitos como base de todas as lojas maçônicas. Essas constituições foram levemente revisadas quinze anos depois de sua publicação. Em abril de 1738, o papa Clemente XII promulgou a primeira sentença de condenação católica à maçonaria, na bula In Eminenti Apostulatus Specula.

Anúncios

Ações

Information

7 responses

27 03 2010
priscilla

pq as mulheres nao podem entra para maçonaria,e porque os nossos namorados nao podem conta nem para nos,o segredo.e existe algum tipo de ”maçonaria” para as mulheres???

muito obrigado

29 03 2010
this2pre

Olha…esse lance de as mulheres não poderem participar é antigo viu…acho que desde o começo da maçonaria !!! E desconheço algo desse tipo para mulheres !!!

20 04 2010
dinaldo macauba

meu maior sonho e um dia ser macon nessa vida ou na outra vida.dinaldo macauba

4 06 2010
ANSELMO SILVA

DISEM QUE PARA SER UM MAÇON TEM QUE SER CONVIDADO,MAS QUEM PODE ME CONVIDAR,LI ALGUMAS HISTORIAS DA MAÇONARIA JA TENTEI IR EM VARIA IGREJAS,CENTRO DE UMBANDA E MINHA VIDA CONTINUA UM CAOS A PRINCIPIO JA NÃO TEMHO PAZ ESPIRITUAL E POR AI VAI.

16 06 2010
sidney

como fasso pra participar da comunida maçon

18 06 2010
this2pre

Creio que eles não aceitam pessoas que não sabem escrever =D

5 07 2010
pablo moreth

antes de mais nada eu queria elogiar as pessoas q estao dentro desse grupo
eu nao conheco muito,mas acho muito legal e queria ter um pouco mais de conhecimento e se possivel me aprofundar no assunto…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: